segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

101 coisas a fazer antes de morrer

Uma festa de aniversário a alguém com 83 anos: DONE!

Foi hoje, e foi giro. A minha tia-avó fez 83 anos, está cheia de força, vive sozinha, faz a vida dela toda sozinha, trabalha na terra, tem uma cabritinha, anda mais do que eu e já tem uma prótese na anca. É pequenina, não tem sequer 50kg, e usa roupas super-engraçadas, combina fatinhos com malas antigas mas que estão na moda, até os óculos dela estão na moda, daqueles redondos grandes. Tem asma, mas faz tudo à mesma. Pode não saber ler nem escrever, mas é inteligente e ninguém lhe passa a perna. E eu gosto muito dela.
O que me faz pensar é que eu não chego de certeza a essa idade, muito menos com essa qualidade de vida. A minha tia quando vem ao médico traz a sua bengala, mas quando sai do consultório guarda-a debaixo do braço e põe-se a andar rápido, que aquilo é um atrapalho. Mas eu não chego a essa idade, porque o tempo e as doenças são outras. E se chegar não vou fazer o que ela ainda faz. Primeiro porque não fiz em nova não vai ser quando for velha. Mas já me doem tanto as costas, já tenho tantos problemas de saúde, que decididamente não vou ser como ela... 
Mas falando da festa, foi giro, estavam os idosos lá na Casa do Povo a jogar às cartas, e nós chegamos com o lanche e o bolo, cantamos os Parabéns, teve música e tudo. Foi divertido, penso que gostaram, e a minha tia adorou. E fico muito contente por ela, porque ela é uma pessoa que a vida toda nunca teve uma festa, sempre foi isolada, não gostava de ir almoçar connosco nem nada, e agora até já tem uma festa de anos. E as velhinhas no fim todas a lhe darem um beijinho e a desejarem estar para o ano reunidas novamente. Porque olham para o quadro de aniversários que lá está afixado e estão fotografias de 2 pessoas que faleceram o ano passado, e talvez começam a pensar que são as próximas. Mas não, já lhes disse que para o ano estão lá todas outra vez! E para o fim do mês têm mais um aniversário, e comemoram lá todos...
Hoje estou feliz, porque fiz alguém feliz...

Sem comentários:

Enviar um comentário