quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Chambre d´ hôte em Portugal

Descobri esta ideia genial há pouco, ainda pouco conhecida em Portugal.
Quando quiser ir de férias e evitar a rotina, a impessolidade e o preço dos hotéis, aqui tem a solução.
O chambre d´ hôte é uma ideia originalmente criada em França, e que consiste em alugar um quarto da sua casa a hóspedes que passam de férias por uns dias. São normalmente casais com casas ou apartamentos grandes, que ficaram com quartos livres após os filhos sairem de casa. Tem direito a partilhar o quarto e as áreas comuns, como a sala ou a cozinha. Sempre mantendo a privacidade, como se de um hotel se tratasse.
Vantagens? Muitas! Quem vem de férias relaciona-se com aquela família, está inserido na cultura daquele país, daquela família, pode praticar a língua de uma forma descontraída e é uma troca de experiências extremamente rica. Os donos da casa apoiam-nos na sua estadia, dando a provar iguarias típicas da sua região, dando dicas sobre locais a visitar, sobre como se deslocar até lá, os melhores restaurantes. São conselhos para tornar as suas férias ainda melhores. Pode ainda no contrato ter direito a alojamento e pequeno-almoço.
Para quem aluga os quartos, é um momento de conhecer novas pessoas de nacionalidades diferentes, conhecer os seus costumes, partilhar as suas histórias, e ter um pouco de companhia. São geralmente pessoas muito atenciosas, gentis e bondosas, pois de outra forma não iriam confiar a sua casa a desconhecidos. Os hóspedes são normalmente pessoas que já estão acostumadas a este tipo de hospedagem, e cumprem rigorosamente o estipulado, sempre com muito respeito. Gostam de os receber bem, oferecer uma pequena refeição, limpar o quarto, servir o pequeno-alomoço se assim o desejarem, conversar, dar conselhos sobre onde os hóspedes podem ir. É ainda uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra.
É uma partilha única de costumes e valores, sem nunca perder o conforto e a privacidade de um hotel. Sai mais em conta, e poderá ser muito mais divertido.
Estive recentemente num chambre d´hote em Lisboa. Se precisarem podem contactar-me. É admirável como a dona da casa se diverte com os hóspedes, como gosta de os receber bem, de mimá-los com uma refeição à chegada seja lá a que horas for, o prazer de lhes oferecer um quarto confortável e decorado como se de um hotel se tratasse, o seu bom gosto nos pormenores da casa, a sua fluidez a falar diferentes línguas, pois vai aperfeiçoando com o contacto com os hóspedes, como gosta de tratar do pequeno-almoço delicioso quando os hóspedes assim o desejam, como mantém contacto após os hóspedes sairem, como lhe agradecem e prometem voltar... Nunca teve qualquer tipo de problema com nenhum hóspede. Sai durante o dia e ficam todos à vontade.
Num tempo de crise como o que decorre, há que levantar a cabeça e se deixar de negativismos, há que criar ideias e oportunidades, e esta foi uma das que mais me aliciou ultimamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário