quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O filme de que todos falam...

Fonte
Há algum tempo que queria ir ver este filme... A semana passada, entretida no meu ponto de cruz, vi o realizador do filme, um jovem Francês filho de Portugueses, ser convidado no programa do Goucha (ou Gouche). Entre a conversa deles fui vendo excertos do filme e fiquei ainda mais curiosa.
Foi difícil ir ver ao cinema por trabalharmos por turnos, mas sábado na sessão da meia noite lá estávamos nós (e mais 6 pessoas...) 
Tenho a dizer que adorei o filme. Alia o humor e a inteligência. Um retrato daquilo que os Portugueses vivem lá fora e a forma como são vistos pelos outros. Como um povo honesto e trabalhador. Claro que hoje em dia a geração que emigra já não é bem assim. Emigram agora pessoas mega qualificadas, é essa a diferença. É nisso que o filme me deixou a reflectir.
De rir e de chorar. Com cenas bem caricatas. Com bacalhau a mais. Com pastéis de nata e Compal e Tupperwares. Com o modo bem Português de manter a família reunida à mesa. Com um fado da Catarina Wallenstein que me fez chorar. Com a saudade, um sentimento tão nosso...
Como Portuguesa, como filha de pais que emigraram há 30 anos (embora por muito pouco tempo), como irmã e familiar e amiga de quem já saiu do País à procura de um futuro melhor... Digo que é dos melhores filmes que já vi.
Uma bonita homenagem do Rúben Gonçalves aos pais, também ela porteira e também ele pedreiro...



Sem comentários:

Enviar um comentário