quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estou toda torta

Ando há imenso tempo com dores nas costas. Muito mesmo. Também devido à minha profissão, em que pego muito em peso, doía-me a lombar e a cervical. Quando durmo mais um bocadinho (por exemplo quando vou fazer noite) tenho de me levantar porque dói-me as costas. Não consigo ficar de barriga para cima. Na praia tenho de estar sempre sentada. Ou então tenho de pedir a laguém ajuda para me levantar depois... No ginásio deixei de fazer muitos exercícios por dores. O meu pescoço há meses que não estava bem. Ia na rua e para olhar a ver se vinham carros tinha de rodar o corpo todo. Deixei até de fazer abdominais, porque fazia muita força com o pescoço... Enfim...
Resolvi então ir fazer uma sessão de oesteopatia, que recomendo vivamente. Ela começou por avaliar a minha coluna em pé. Veio de fita métrica medir o meu desvio (que horror, pensar que estava tão mal...). Pressionou-me a coluna lá com a técnica dela, a ver onde doía. A lombar dei um pulo e estalou logo. Depois começou pela massagem de baixo para cima nas pernas, enquanto ficava com aqueles estimuladores nas costas a aquecer :) E sem saber nada sobre mim e os meus antecedentes, perguntou se já tinha partido algum pé. Então aí começou a minha saga. Quando tinha 13 anos parti o pé direito. E a fractura não ficou bem consolidada, e a lesão foi subindo. Aos 18 anos lixei o joelho direito. Na altura ainda treinava. Fiz fisioterapia quase um ano. Tenho 27 anos e a coluna toda torta. Com a precisão da osteopata, que eu disso não entendo nada, disse que tinha a bacia desnivelada, e pressionou lá, deu-me cada esticão, que alinhou tudo. Ela tão pequenina não sei como aguenta com o meu corpo! A minha sacro também estava torta, claro. A coluna lombar, onde me dói, estava desviada. Dói-me sobretudo à direita. Depois ela perguntou-me se não me doía a perna. Eu de facto nunca relacionei nada, mas dói-me a coxa direita, razão pela qual mal tenho corrido, e quando faço passadeira com inclinação dói-me logo, mas consigo suportar. Subindo mais na minha linda coluna, uma ligeira cifose. Nada de novo, sou alta e aquela curvinha já sabia existir. Mas agora o pescoço é que foi, diz ela que parecia uma pedra, até já tinha tecido fibrosado. Estalou para um lado, é um pouco assustador mas confiei sempre nela. Ainda não estavam as vértebras todas alinhadas, toca a estalar do outro... Massajou-me tanto o pescoço que ainda me dói! Mas é sobretudo no pescoço que noto uma grande diferença! Muito melhor, já volto para um lado e para o outro sem limitação. Ensinou-me anda uns exercícios para o pescoço, que eu disse que fazia devagarinho porque tenho síndrome vertiginoso. Até isso estava relacionado. E as minhas dores de cabeça, felizmente não muito frequentes, são sempre só do lado direito. 
De facto é engraçado como os factos estão todos relacionados e nunca sequer imaginei isso... Nunca pensei que uma fractura do pé há tantos anos se viesse a reflectir em tantos problemas. Ahhh, e tenho ainda uma perna maior que a outra, deve ter sido herdada do meu pai, que não foi à tropa porque tinha uma perna maior que a outra LOL Saí de lá alinhada, relaxada e descansada que as dores iam diminuir. É sobretudo ao nível do pescoço que sinto uma grande diferença. 
Vou começar a ir às aulas de yoga para alongar, vou ter mais atenção à forma como posiciono, à forma como pego no peso. Sou nova demais para já me sentir assim, ainda tenho muitos anos de vida e de trabalho pela frente! É nisto que tenho de pensar, em cuidar de mim. Vou ter de ir comprar uma almofada de gel, daquelas pequeninas que se colocam no microondas a aquecer, para colocar nas costas. Experimentei ontem e gostei...
Foi a primeira vez que fiz uma sessão de osteopatia e gostei muito. Recomendo e vou voltar :) Vale bem a pena.

1 comentário:

  1. Olá,

    Será que podias passar o contacto? Estou a ver que preciso de "endireitar" algumas coisinhas :)

    Obrigada

    ResponderEliminar